sexta-feira, 9 de abril de 2010

Decifrando o sentido certo

Sabe aquela expressão que você não sabe por que aquilo deveria significar aquilo?
Mande-a para mim, compartilhe e poderei dar um sentido mais amplo para ela.

Este roedor estava tranqüilo cuidando de seus afazeres diários quando uma expressão acabou por intrigar esta criatura que aqui vos fala. Ao entrar no local onde trabalho, uma de minhas colegas de serviço comentou que o lixo havia enchido rápido demais.

Fiquei perplexo, olhei para a área externa e vi que as pessoas estavam mesmo produzindo muito lixo. Aí fiquei imaginando, será que o sentido real da expressão “você está me enchendo o saco” faz referencia a esta situação?

Pois bem, se o saco está cheio e não foi você quem produziu tudo aquilo, significa que alguém o encheu, correto? Quando estiver na sua casa, com visita, e perceber que já está na hora de trocar o saco, significa que a pessoa já deu trabalho demais para você. Está na hora de dar um jeitinho dela ir embora. Ou é normal você trocar o saco de lixo duas vezes no dia?

Sei que isto é um absurdo, mas certas expressões perdem suas verdadeiras origens com relação ao seu significado. Sobram apenas as especulações, como esta que acabei de escrever. O saco pode não ter sido necessariamente um de lixo. Nem precisa ter sido um saco também. Nem precisava ter sido enchido também. Ok, acho que já deu, exagerei agora.

Acho que desta forma, o significado ganha uma certa amplitude. Porque não creio que se alguém ficar assoprando um saco vazio para encher com ar, acabará irritando alguém. Certamente poderá ficar sem ar nos pulmões, fazendo um bem imenso para sociedade não fazendo mais parte dela. Creio que se alguém tentasse encher o “outro” saco (se é que vocês me entendem), não vejo de que maneira, nem o material necessário para conseguir realizar tal feito.

Viajei na maionese, mas a expressão faz mais sentido agora. Isso é tudo pessoal.

Adeusinho e muitas nozes para vocês!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado. Sua opinião é muito importante para o andamento do nosso trabalho aqui neste Departamento...