quinta-feira, 8 de abril de 2010

Profissões que estressam nº. 02

Ensinar uma pessoa já estressa. Multiplique isso por trinta e cinco e voilá. Professor, esse é o nosso assunto de hoje.

Quem escolhe ser professor tem de amar de corpo e alma essa profissão. Não é para qualquer pessoa decidir passar o restante de sua existência trabalhando num local que muitos lutam com todas as forças que dispõem para tentar sair de lá. Pessoas que quando estão na escola mal conseguem visualizar que passaram, ou passarão, onze anos até que finalmente estarão se livrando dela. As salas de aula definitivamente não guardam as melhores recordações destes áureos tempos, tempos estes que tínhamos muita juventude e pouco juízo. Imagine uma pessoa em prisão perpétua. É mais ou menos esta imagem que tenho de um professor.

Mas para quem pensar que ser professor é fácil, digo que vocês estão profundamente enganados. Pra começar precisa primeiramente aprender a ensinar. Tudo bem que saber ensinar é um dom, mas se tem faculdades que formam professores, logo, devem ensinar a ensinar também. Para mim o professor do professor é professor duas vezes.

Passada a etapa do aprender a ensinar (obviamente você aprenderá isso dentro de uma sala de aula, pois você nunca estará livre dela) e o quê ensinar, você está pronto para ensinar? Não amigo leitor, até agora tudo foi apenas didático. Você terá de entrar numa sala de aula (quanta novidade!) e fazer um estágio, pelo menos até pouquíssimo tempo atrás existia isso. Só após esta etapa estará apto a lecionar.

Agora vem a parte cruel de toda esta saga. Até agora eles fizeram de tudo pra manter você dentro de uma sala de aula. Após sua graduação, eles te botam pra fora, sem piedade e fazem você correr atrás do prejuízo. Terás de encontrar uma sala disponível para iniciar a prática remunerada de sua profissão. Aí toca fazer concurso para adquirir pontuações até conseguir ser efetivado no cargo. Caso contrário será a mesma correria todos os anos.

E como se isso tudo não bastasse, terá sempre aquele aluno sacana, espertinho e filho de uma puta que acha que sabe mais do que você, um professor. E você não poderá fazer nada além de dar um sorrisinho amarelo. Porque se fizer, o pai ou a mãe vem na escola e além de acusar de não ter tido uma postura que se espera de um professor, ainda joga na sua cara que ganha mais que você e paga seu salário através dos impostos.

Sei que pode parecer pouco, mas acho que esta é a única forma que tenho para dizer que valorizo o trabalho de vocês professores, e que definitivamente, vocês merecem um pouco mais de remuneração. Por hoje é só.

Inté a próxima pessoal!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado. Sua opinião é muito importante para o andamento do nosso trabalho aqui neste Departamento...