quinta-feira, 13 de junho de 2013

Jogando conversa fora: Santos, pensamentos e mudança de ideias



Vamos falar mais uma vez de Santo Antonio. Este santo é uma versão de um ícone um pouco maior, o famoso São Valentim. Não estou aqui para julgar crenças e tampouco para dar informações precisas. As opiniões aqui expressas são minhas, o blog é meu e eu escrevo tudo o que me der na telha.
Continuemos… Ambas são figuras que representam casamento, amor pelo próximo, fora outras “coincidências”. Uma delas é a fama de serem casamenteiros. Segundo as lendas, os dois casavam jovens apaixonados à surdina.
Sinceramente, acho que o Folclore brasileiro é riquíssimo. Mas esta história de ficar dando Ctrl+C Ctrl+V nas histórias de outras pessoas chega a ser lamentável. E até adaptar ou roubar tradições de outras culturas (Um dia critico o tal Dia do Saci). Não estou sugerindo nem culpado ninguém, só estou falando sobre algo que me parece que foi feito. Só acho que devíamos pintar uma situação cujo Santo fizesse seus próprios milagres.
Um exemplo, poderíamos dizer que ele lutou contra todos do seu país de origem (Santo Antônio não é brasileiro pra principio de conversa. A cópia começa por aí) para que todos pudessem ter o direito de se casar com quem quisesse. Com uma origem dessas, ele poderia ser considerado Padroeiro da união Homoafetiva.
Pra dizer a verdade, acabei me estressando só de escrever este texto. Esta é a primeira vez que isso me acontece.  Tal sentimento vem de precisarmos nos orientar por outras figuras para gerar nossas figuras folclóricas. Entretanto, isso se deve aquele velho ditado: Quem conta um conto aumenta um ponto. Ouvimos histórias dos avós, dos avós, dos avós, dos nossos avós que por sua vez não eram brasileiros. Sou assim meus amigos, penso, matuto, me estresso, paro, reflito e aceito a nova realidade.
E quem achar que mudo de ideia muito rápido, me critiquem. Quem me apoiar, comente. Só não fiquem em cima do muro. E pras encalhadas, não vale colocar o Santo em cima do muro. Por hoje é só… Inté a próxima pessoal!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado. Sua opinião é muito importante para o andamento do nosso trabalho aqui neste Departamento...