terça-feira, 30 de março de 2010

Estranhezas mentais – Especial de páscoa

Coelhinho da páscoa
O que trazes pra mim?
Um ovo, dois ovos
Três ovos assim.

Assim como? Não tinha uma coreografia infame nesta música? Ficamos adultos e esquecemos os gracejos que uma cantiga infantil tem. Esquecemos o verdadeiro significado de uma data e nos contentamos apenas com meio quilo de chocolate moldado em formato de lindos ovinhos para exemplificar a comemoração. E ainda ensinamos um significado errado às crianças que só querem saber de chocolates quando a Páscoa chegar. Eu cresci e convivo com esta estranheza até hoje. Quero dividi-la com você, estimado leitor.

Todos sabem que Jesus morreu na sexta-feira Santa. E ela só ficou santa após o acontecido. E que ressuscitou três dias depois. O sábado de aleluia comemora esta passagem. Estou errado, ou há uma pequena discrepância nessas datas?

Quem foi o gênio que decidiu que coelhos devem botar ovos? Fica subtendido desta forma. O coelho significa fertilidade ou renovação de uma vida (porque esses bichinhos são sacanas e reproduzem facilmente em qualquer lugar e em larga escala). O ovo também exemplifica uma vida. Acho que todos aqui sabem que pintinhos nascem dos ovos. Mas como ficaria estranho um coelho pedir para uma galinha para entregar aos humanos a sua produção, criou-se esse mito. Uma boa idéia, e que não seria tão absurda como a dos coelhos botadores de ovos, seria comer apenas ovos e carne de coelho na páscoa. Porém para isso, precisaríamos acabar com a vida dos coitadinhos, mudando por completo esse significado de renovação da vida.

E quem inventou que no dia o qual “comemoramos” a ressuscitação de Cristo, ou sei lá mais o que é comemorado nesta data, devemos comer chocolate. Para mim está mais para alguma gordinha que deu um jeitinho de burlar a dieta e tratou de dar cabo na vontade que tanto lhe atacava a boca do estômago, estipulando assim essa regra. A indústria chocolatícia agradece tal feito.

A estranheza de hoje não trata apenas da perda dos verdadeiros significados de uma data. Trata da mania que nós humanos temos de que quando não agüentamos mais fazer um ritual, adaptamos para algo que seja mais cômodo, fácil, rápido e lucrativo. Lembrem-se que é a época que mais se vende peixe e chocolate. Ah, e deixamos de comer carne vermelha. Queria entender essa explicação. Ou ouvir uma que me deixasse satisfeito. Mas fica para uma outra ocasião a discussão deste assunto.

Creio que por hoje é só. Inté a próxima pessoal!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado. Sua opinião é muito importante para o andamento do nosso trabalho aqui neste Departamento...