segunda-feira, 11 de junho de 2012

Estranhezas Mentais


Estamos no mês mais junino de todos. Mas isso é lógico uma vez que não existe mês mais junino do que este, aliás, este é o único mês digno de ser denominado junino. Com esta besteira inicial devidamente posicionada no texto que se segue, passemos a tratar do assunto de hoje. É um fenômeno muito comum nesta época do ano: as simpatias para desencalhamento.
Estou ficando expert neste quesito. Não que eu esteja me utilizando destes artifícios (até preciso, mas não executo), é que estou morando na cidade com maior tradição nesta comemoração, a cidade mais junina do mundo (agora sim esse é o termo correto). Caruaru realmente faz jus aos nomes “Capital do Forró” e “Maior São João do Mundo” (sem querer criar polêmica com o pessoal de Campina Grande, mas já criando). Bom, mas já estou divagando. O assunto de hoje são os “Planos Infalíveis” (Viva Cebolinha!!!) para se laçar maridos, noivos, namorados e afins.
O interessante é que em quase toda maioria dos casos quem sofre é Santo Antônio. O coitadinho é colocado de cabeça para baixo, dentro de geladeiras ou os dois juntos. Reza a lenda que os antigos (ou antigas) o botavam de castigo amarrado dentro de poços. Há quem diga que os métodos deram certo e as mulheres conseguiam o casamento desejado.
E têm algumas que dão folga ao Santo e se utilizam de outros materiais como bananas, mel, açúcar, cordas, folhas de papel com o nome do infeliz e uma infinidade de outros itens que variam de região para região desse mundão de meu Deus.
Mas a estranheza não está contida nos rituais (tudo bem que eles são muito estranhos também) e sim na época em que são executados. Tudo bem que este comentário não era necessário, pois todos sabemos que o dia de Santo Antonio é comemorado em 13 de junho. Mas as simpatias também precisavam ser feitas também neste mês?
Como isto acontece todo ano eu encerro por aqui nossa conversa diária. Assim posso comentá-lo mais profundamente em outras oportunidades. E enquanto não sou laçado com os rituais supracitados, deixo aqui o meu inté a próxima pessoal!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado. Sua opinião é muito importante para o andamento do nosso trabalho aqui neste Departamento...